TCE-MT e AMM realizam evento para mobilizar gestores e aumentar adesão à Busca Ativa Escolar

Publicado por: Quarta, 25 Agosto 2021

bb006356ff67aa7db8049d5b1f23afec 1O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) promovem reunião estratégica nesta quarta-feira (25), às 9h, para sensibilizar gestores estaduais e municipais no combate a evasão e o abandono escolar no estado devido a pandemia da Covid-19.

O principal objetivo é mobilizar as entidades e as prefeituras para ampliar a efetividade da ferramenta Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância-Unicef e lançada oficialmente no estado pelo TCE-MT, em julho. Portanto, a reunião do dia 25 dará continuidade à ação.

Realizado em formato híbrido, o encontro também contará também com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e outras instituições. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da AMM no Youtube.

Frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o cenário da educação no país e se agrava, segundo avaliação do presidente do TCE-MT, Guilherme Antonio Maluf. "O Tribunal se uniu de forma muito consciente e ativa à Unicef, porque precisamos melhorar o sistema educacional no Brasil, especialmente diante das graves consequências impostas pela pandemia", disse.

Vale destacar que o TCE-MT, paralelamente ao evento de mobilização dos prefeitos e secretários de educação municipais, segue promovendo forte articulação para que os gestores façam adesão a plataforma da Busca Ativa Escolar. Os dados de adesão inclusive serão mostrados no encontro na AMM.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca que é essencial discutir o assunto com os prefeitos em um momento em que o retorno das aulas presenciais ainda está acontecendo, e ainda continua gerando polêmica. Ele frisa que é necessário tratar sobre a condição do abandono e a evasão escolar.

“Temos que debater o tema com prioridade neste momento tão difícil, no contexto de enfrentamento da pandemia. É um grande desafio, mas temos que lutar para que todos os alunos estejam na sala de aula, seja forma presencial ou online”, assinalou.

O supervisor da estratégia Busca Ativa Escolar, conselheiro e ouvidor-geral do TCE-MT, Antonio Joaquim, por sua vez, aponta que a mobilização entre as instituições é ifundamental para o êxito no trabalho.

“Cerca de cinco milhões de criança e adolescentes estão fora da sala de aula. Imaginem o impacto disso para a sociedade e para essas crianças, que não estão recebendo educação adequada. É um dever cívico que todos estejam engajados nesse projeto”, concluiu.

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT